Featured

Vozes do Cooperativismo aborda os resultados de 2025 e projeta caminhos para 2026 no cooperativismo cearense

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Site

A edição desta semana do programa Vozes do Cooperativismo apresentou um balanço dos principais resultados alcançados pelo cooperativismo cearense em 2025, além de destacar as perspectivas, os investimentos e os projetos estratégicos previstos para 2026. O programa foi apresentado pelo jornalista Rafael Mesquita e contou com a participação de Oswaldo Vieira, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/CE, e André Fontenelle, gerente de Processos Cooperativos do Sistema OCB/CE.

Ao longo da entrevista, os convidados destacaram o papel do cooperativismo como modelo de negócios presente em todos os setores da economia e os avanços obtidos a partir de uma atuação cada vez mais próxima das cooperativas, com soluções personalizadas e baseadas em diagnóstico.

Segundo Oswaldo Vieira, 2025 foi marcado pelo fortalecimento da gestão e da governança nas cooperativas cearenses, com crescimento expressivo no número de diagnósticos realizados por meio do programa AvaliaCoop.

“O cooperativismo tem um diferencial muito forte: estamos presentes em todas as atividades econômicas. Em 2025, avançamos significativamente na qualificação da gestão das cooperativas, a partir de diagnósticos que permitem construir planos de ação específicos e efetivos para cada realidade”, afirmou.

Os dados apresentados no programa mostram a evolução do trabalho técnico do Sistema OCB/CE, com mais de 200 diagnósticos realizados em 2025, número muito superior aos registrados em anos anteriores. A partir dessas análises, foram ofertadas 147 soluções de desenvolvimento, que integram um portfólio estadual e nacional voltado à capacitação, governança, sustentabilidade, ESG e desenvolvimento de negócios.

Para André Fontenelle, o ano representou um ponto de maturidade para o Sistema OCB/CE e para as cooperativas.

“Foi um ano de inflexão. As cooperativas resolveram gargalos importantes e passaram a olhar para o futuro com mais ambição de crescimento. Do nosso lado, foi um período de amadurecimento institucional, com soluções cada vez mais customizadas e focadas em gerar impacto real”, destacou.

Durante o programa, André também apresentou as perspectivas para 2026, com o maior investimento da história do Sistema OCB/CE no desenvolvimento cooperativo: cerca de R$ 18 milhões, o equivalente a mais de 70% do orçamento da entidade. O plano prevê 484 iniciativas, incluindo capacitação, práticas de ESG, cultura cooperativista, inovação, comunicação e desenvolvimento de negócios.

“Estamos direcionando recursos com base nas necessidades reais das cooperativas. Serão 204 soluções diretamente ligadas aos diagnósticos realizados, com foco em competitividade, impacto positivo e sustentabilidade”, explicou.

Outro destaque do programa foi o investimento em formação e educação cooperativista. Em 2025, o Sistema OCB/CE concluiu a primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, pioneiro no Nordeste, em parceria com a PUC, além de uma pós-graduação em excelência operacional na área da saúde, realizada com o Hospital Albert Einstein. Os resultados apontaram retorno significativo para as cooperativas participantes, com ganhos em eficiência e redução de custos.

Os convidados também abordaram projetos estruturantes para 2026, como a implantação de sistemas de bilhetagem eletrônica para cooperativas de transporte, ações de educação política e relações institucionais, fortalecimento dos comitês de jovens e mulheres, além da previsão de realização da CoopExpo, feira estadual do cooperativismo cearense.

Encerrando o programa, Oswaldo Vieira reforçou o compromisso institucional com o desenvolvimento coletivo.

“Nosso papel é estar ao lado das cooperativas, ajudando a desenvolver pessoas, fortalecer a gestão e gerar impacto positivo nas comunidades. O cooperativismo transforma vidas e fortalece a economia de forma sustentável”, concluiu.

Sobre o Vozes do Cooperativismo

O Vozes do Cooperativismo é uma realização do Sistema OCB/CE em parceria com o Sistema Jangadeiro. O programa vai ao ar ao vivo todas às quartas-feiras, a partir das 13h, pela rádio Jangadeiro BandNews FM e pelos canais do YouTube da rádio e do Sistema OCB/CE. Além disso, pode ser assistido às sextas-feiras, às 21h, na Nordestv (canal 27.1), e aos sábados, às 8h30, na TV Jangadeiro (canal 12.1).

Confira a íntegra do programa desta semana AQUI.

Conteúdos relacionados