Presidente da OCB Nacional esteve em Fortaleza para palestra sobre Cooperativismo e Eleições 2018
Na manhã de 29 de junho, a OCB/CE reuniu líderes de cooperativas e diretores para tratar de assunto relevante no cenário social e econômico de 2018: o engajamento político do Cooperativismo nas eleições 2018. O objetivo do evento, que chegará a outros estados, é apresentar estratégias de como esse processo irá acontecer, de modo a fortalecer o movimento.
Auditório lotado, presença de representantes de algumas das principais cooperativas agrícolas, operadoras de planos de saúde, cooperativa de crédito. “Em torno de 80% do PIB cooperativo cearense estão aqui”, comemorou o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE, João Nicédio.
O presidente da OCB Nacional destacou de início o movimento SomosCoop, que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil, na perspectiva de conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema em torno da causa única: tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade. O Brasil tem hoje 15 milhões de cooperados, “parcela bem significativa da população”. O primeiro episódio da web série sobre cooperativismo foi exibido: o case Saromcredi, que mudou a vida das pessoas em São Roque de Minas-MG.
Representação forte
Para as eleições de outubro, esclareceu, o foco é sensibilizar os representantes do povo para a defesa desta importante ferramenta de desenvolvimento social, tal como realizado já em Brasília pela Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). “Levaremos aos presidenciáveis as principais demandas e necessidades do movimento cooperativista brasileiro”.
Juntamente com Eduardo Queiroz, reforçou a necessidade de um movimento nacional estruturado de inserção do Cooperativismo na política brasileira, destacando-se a importância da sua representatividade no meio. “O objetivo é mostrar a cara dessa grandiosa e eficiente ferramenta de promoção ao desenvolvimento econômico e humano da sociedade, baseada na inclusão e na geração de emprego e renda, entre tantos outros benefícios proporcionados pela sua forma equitativa de distribuição de resultados”, conferiu o cientista político.
Cartilha
Para os associados de uma cooperativa, é de extrema importância conhecer o histórico de cada candidato, quais cargos já ocupou e se apoiou ou implementou programas que beneficiaram as cooperativas ou que, ao contrário, prejudicaram ou atrapalharam seu bom funcionamento. Assim pensando, a OCB lançou cartilha com informações preciosas sobre as próximas eleições.
“Existe uma agenda com propostas que consideramos viáveis e que seriam importantes de serem desenvolvidas em prol do cooperativismo”, confere o presidente da OCB, referindo-se à escolha de candidatos comprometidos com o cooperativismo, conhecedores da realidade do setor, que ajam de acordo com os princípios cooperativistas e atuem em favor das cooperativas. “Quando eleitos, eles poderão defender legislações importantes, entendendo e divulgando os benefícios socioeconômicos gerados por elas”.
Palavra de quem esteve na palestra
Gestores e associados destacaram a importância de uma representação política para o fortalecimento do cooperativismo em todo país. "Precisamos de uma atuação política efetiva e, sobretudo, voltada aos nossos interesses, no sentido de aprovação de emendas e projetos que protejam o desenvolvimento do cooperativismo”, explicou Marcos Aragão, diretor-executivo da Sicredi - Cooperativa de Crédito Central Norte. Para o presidente da Cooperfam, Airton Kern, a reunião mostrou que o movimento está fortemente estruturado e eximido de relações partidárias. “Estamos tratando as eleições com responsabilidade, transparência e pensando primeiramente no desenvolvimento do cooperativismo”.
OCB/CE terá estacionamento próprio
Destinada principalmente aos representantes das cooperativas que fazem parte do Sistema OCB-SESCOOPE/CE, a palestra foi precedida pelas boas-vindas do presidente João Nicédio. Ele informou sobre a aquisição de terreno contíguo à sede para a construção de amplo estacionamento, permitindo mais segurança e a comodidade a quantos se dirijam à Casa do Cooperativismo Cearense. Presidentes de cooperativas empenharam-se em colaborar na execução da obra.