Featured

Estudantes cearenses do mestrado em Gestão de Cooperativas realizam semana acadêmica no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 2

Formação integra atividades acadêmicas na PUCPR e visitas técnicas a cooperativas referência nacional

WhatsApp Image 2025 07 03 at 21.31.47

Com uma programação que une teoria e prática, os estudantes cearenses do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais participam, até esta sexta-feira (5/7), da Semana Acadêmica no estado do Paraná. A formação é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com o Sistema OCB/CE, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Ceará (Sescoop/CE).

Ao todo, 28 mestrandos integram a turma cearense da pós-graduação, composta por dirigentes, presidentes e gestores de cooperativas, além de técnicos e colaboradores do Sistema OCB/CE. A Semana Acadêmica teve início no sábado (29/6) e segue até esta sexta-feira (5/7), com atividades distribuídas entre a capital Curitiba e municípios como Carambeí, Castro, Ponta Grossa, Palmeira e Lapa.

Na PUCPR, os estudantes realizaram atividades acadêmicas como reuniões com docentes, prova de suficiência em idiomas e apresentações de trabalhos. A programação seguiu com visitas técnicas às cooperativas Frísia, Castrolanda, Agrária, Witmarsum e Bom Jesus, além de uma agenda institucional na Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), entidade que representa o cooperativismo paranaense e integra o Sistema OCB.

A visita à Ocepar ocorreu na quarta-feira (3/7) e incluiu apresentação do funcionamento da entidade, depoimentos de ex-alunos do mestrado e exposição do Programa de Educação Política. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, recebeu a comitiva e destacou a importância da formação de lideranças. “O que a gente quer com isso? Pesquisar cooperativismo. Nós temos informação do cooperativismo. Na Ocepar, desde 1990, temos 40 índices mensais de cada uma das cooperativas que integram o Sistema. Mas não basta ter dados, precisamos transformá-los em informação e fazer o planejamento eficaz para termos os melhores resultados”, afirmou.

Durante a manhã, os estudantes também ouviram falas da analista técnica Cristina do Nascimento Moreira e do coordenador de Integridade do Sescoop/PR, Tiago Gomes, que relataram suas experiências como alunos do mestrado. Já a coordenadora de Relações Institucionais da Ocepar, Daniely da Silva, apresentou o Programa de Educação Política e defendeu o fortalecimento da representação cooperativista por meio da conscientização e da atuação institucional. “Nós entendemos que existem muitas boas oportunidades para o cooperativismo”, pontuou.

6ocb ce 03 07 2025

A professora Fernanda Frankenberger, que integra o corpo docente do curso, acompanhou a atividade e comentou a importância do momento: “É um momento muito singular. Durante um ano, nós fomos para o Ceará para dar aulas e apoiar nesse processo de pesquisa e aprendizagem. Eles (estudantes) estando aqui é um momento único em que a gente mostra o que é a nossa universidade e a gente compartilha o movimento cooperativista do Paraná, que é referência mundial.”

A programação no interior do estado inclui ainda visitas a museus e centros históricos, como o Parque Histórico de Carambeí e o Memorial da Imigração Holandesa em Castro. Os estudantes estão conhecendo de perto estruturas de produção, governança e inovação que caracterizam o modelo cooperativista paranaense.

O diretor da OCB/CE do ramo crédito e presidente do Sicredi Ceará, Hegel Nóbrega, que integra a comitiva, avaliou a experiência como estratégica. “É um momento muito engrandecedor para o cooperativismo cearense. É enriquecedor fazer esse benchmark (troca de experiências) com o cooperativismo do Paraná”, disse.

A Semana Acadêmica marca uma etapa fundamental do curso, voltada à integração entre pesquisa, formação e vivência prática em organizações de referência no setor. A turma cearense do mestrado é resultado da parceria institucional firmada entre o Sistema OCB/CE e a PUCPR, com o objetivo de fortalecer a gestão e a sustentabilidade das cooperativas no estado.

 

Com informações e fotos do Sistema Ocepar

Conteúdos relacionados