Documentário celebra o cooperativismo e terá gravações no Ceará
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
O cooperativismo cearense será um dos protagonistas do documentário Histórias de um Mundo Melhor, uma das principais ações comemorativas do Ano Internacional das Cooperativas promovida pelo Sistema OCB. A produção vai retratar histórias reais de transformação social, econômica e ambiental promovidas por cooperativas em cinco estados brasileiros — entre eles, o Ceará.
No estado, o ramo saúde será o foco da narrativa, com a participação da Unimed Fortaleza. A proposta é mostrar como o trabalho coletivo e os valores cooperativistas têm impactado positivamente a vida das pessoas na área da saúde, promovendo bem-estar, desenvolvimento regional e soluções sustentáveis.
Além do Ceará, as gravações ocorrerão em Rondônia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O documentário reunirá personagens de diferentes ramos e regiões, como a agricultora Aldênia, sócia-fundadora da Cooperativa Reca (RO); o produtor de queijo Onésio da Silva, cooperado do Sicoob Sarom (MG); Cleusimar Andrade, presidente da Rede Alternativa de Reciclagem (DF); e Giseli Boldrin, cooperada da Vinícola Nova Aliança (RS).
“Este documentário é uma declaração do potencial transformador do cooperativismo. Queremos dar voz a quem vive o dia a dia desse movimento, mostrando que o trabalho coletivo gera prosperidade, oportunidades e cuidado com as pessoas e o planeta”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Com uma narrativa que une desenvolvimento econômico, inclusão social e cuidado com o meio ambiente, Histórias de um Mundo Melhor pretende sensibilizar o público sobre a força do cooperativismo na construção de um país mais justo, colaborativo e sustentável.