De pequenas roças a grandes negócios: o impacto do cooperativismo na vida das famílias agrícolas do Ceará

De pequenas roças a grandes negócios: o impacto do cooperativismo na vida das famílias agrícolas do Ceará

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Vozes do Cooperativismo, programa apresentado pelo jornalista da OCB Rafael Mesquita, desta semana destacou duas experiências de sucesso que comprovam a força do cooperativismo na agricultura familiar cearense: a Coopenort e a Optar-Orgânicos.

Fundada em 2019, no distrito de Jaibaras, em Sobral (CE), a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares da Região Norte do Ceará Ltda (Coopenort) reúne hoje 54 cooperados e se consolidou como referência na Serra da Ibiapaba e no Norte do Ceará. Com sede em Carnaubal, a cooperativa já atende mais de 350 clientes no Ceará e no Piauí, oferecendo frutas, verduras e polpas de qualidade. Em 2024, alcançou faturamento de R$ 12,6 milhões, resultado de uma organização que alia regularidade, sustentabilidade e compromisso com a agricultura familiar.

“Hoje, atendemos 350 clientes no Ceará e no Piauí. Isso só é possível pela força do trabalho coletivo, que é a essência do cooperativismo: a divisão de funções, o cooperado comprometido em produzir e uma diretoria dedicada à comercialização. A cooperativa garante assistência técnica, permitindo que as famílias produzam de forma mais profissional e deixem a informalidade. Sempre reforço que, seja uma empresa pequena ou grande, ela precisa ter o mesmo dinamismo e seriedade para crescer e gerar resultados”, destacou Daniel Souza, diretor-presidente da Coopenort.

No Vale do Jaguaribe, a Cooperativa dos Produtores de Orgânicos do Vale do Jaguaribe (Optar-Orgânicos) também vem mostrando que a união faz a diferença. Criada em 2019 a partir de uma associação de produtores, a cooperativa reúne 34 sócios e movimenta a economia regional com foco na produção de acerola e coco. Hoje, são 85 hectares plantados, cerca de 1,2 milhão de quilos de acerola por ano e uma infraestrutura moderna para armazenamento e beneficiamento.

Com visão de futuro, a Optar se prepara para expandir fronteiras e levar a acerola cearense ao mercado internacional. “Já participamos de duas rodadas de negócios com compradores internacionais, a mais recente em Mossoró, onde tivemos a oportunidade de dialogar com oito compradores estrangeiros. Agora seguimos em novos treinamentos promovidos pela OCB e pela ApexBrasil, que têm sido fundamentais para nos preparar para a exportação. Sempre existiu a ideia de que só empresas grandes conseguem exportar, mas aprendemos que não é preciso ser gigante para chegar lá, é preciso estar bem preparado. Nosso desafio é a acerola, uma fruta muito sensível, que precisa ser beneficiada para atravessar oceanos. Por isso, estamos estruturando nossa unidade de processamento para exportar em forma de polpa, suco ou até pó. Com apoio técnico, vemos que é possível levar a acerola cearense, fruto genuinamente nosso, para além das fronteiras do Brasil”, afirmou Iran Arcino, diretor-presidente da Optar-Orgânicos.

Histórias como as da Coopenort e da Optar-Orgânicos mostram que, de pequenas roças, podem nascer grandes negócios quando há cooperação, planejamento e apoio mútuo. Mais do que números e resultados, o cooperativismo transforma vidas, fortalece comunidades e abre caminhos para um futuro mais sustentável.

Como destacaram Iran e Daniel, o cooperativismo mudou a vida de centenas de famílias agrícolas no Ceará. Juntos somos mais fortes e é cooperando que construímos um mundo melhor.

O  Vozes do Cooperativismo é uma realização do Sistema OCB/CE, em parceria com o Sistema Jangadeiro. O programa vai ao ar todas às quartas-feiras, ao vivo, a partir das 13h, pela rádio Jangadeiro BandNews FM e pelos canais do YouTube da rádio e do Sistema OCB/CE. Além disso, pode ser revisto às sextas-feiras, às 21h, na Nordestv/SBT News (canal 27.1), e aos sábados, às 8h30, na TV Jangadeiro/SBT (canal 12.1).

Não deixe de acompanhar e conhecer de perto como o cooperativismo segue transformando realidades em todo o Ceará.

Conteúdos relacionados