Cooperativismo brasileiro mostra sua força e versatilidade no programa desta semana
Featured

Cooperativismo brasileiro mostra sua força e versatilidade no programa desta semana

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O programa Vozes do Cooperativismo, apresentado nesta quarta-feira (17) pelo jornalista Rafael Mesquita, do Sistema OCB/CE, abordou o cooperativismo brasileiro. A edição contou com a participação de Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, e Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação, ambos do Sistema OCB nacional, a entidade máxima de representação do cooperativismo no Brasil.

Durante a conversa, os convidados apresentaram dados que destacam a relevância e o impacto do movimento cooperativista no país. Atualmente, o Brasil conta com mais de 4,3 mil cooperativas, que reúnem 25 milhões de cooperados e geram quase 600 mil empregos diretos, movimentando anualmente R$757 bilhões em receitas. Esses números vêm apresentando um crescimento consistente a cada ano. 

Segundo Débora, esses números refletem a força do setor, mas também apontam para um potencial de crescimento ainda maior. “O cooperativismo já beneficia diretamente milhões de brasileiros e suas famílias, mas pode alcançar muito mais. O desafio é ampliar esse alcance e consolidar ainda mais sua contribuição econômica e social”, destacou.

Guilherme Costa ressaltou que, além do faturamento crescente, o cooperativismo é motor de desenvolvimento regional. Pesquisas realizadas em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) comprovam que municípios com presença de cooperativas apresentam melhores indicadores econômicos: PIB per capita mais elevado, geração de empregos acima da média e resultados mais positivos na balança comercial.

Outro destaque do programa foi a meta chamada de “um trilhão de prosperidade”, que simboliza a busca pelo fortalecimento do cooperativismo não apenas do ponto de vista econômico, mas também social. “O cooperativismo não tem como único objetivo o resultado financeiro, mas também a promoção do bem-estar e da prosperidade coletiva”, reforçou Guilherme.

Os dados apresentados têm como base o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, publicado anualmente pelo Sistema OCB, que reúne informações fornecidas pelas cooperativas de todo o país. O levantamento evidencia não apenas o crescimento consistente do movimento, mas também seu impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades onde está presente.

O programa Vozes do Cooperativismo é uma realização do Sistema OCB/CE, em parceria com o Sistema Jangadeiro, e pode ser revisto às sextas-feiras, às 21h, na Nordestv/SBT News (canal 27.1) e aos sábados, às 8h30, na TV Jangadeiro/SBT (canal 12.1).

Conteúdos relacionados