Encontro entre Sistema OCB/CE e Ministério da Agricultura discute parcerias no Ceará

Encontro entre Sistema OCB/CE e Ministério da Agricultura discute parcerias no Ceará

O presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, e o gerente de desenvolvimento de cooperativas, Oswaldo Rebelo, reuniram-se na manhã de hoje, 19 de abril, com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Ceará, Augusto Júnior, e com o diretor da Divisão de Desenvolvimento Rural do órgão governamental, Leopoldo Bertini. O encontro ocorreu na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (SFA).

Na oportunidade, a representação do Sistema parabenizou Augusto, que assumiu o cargo recentemente, e também apresentou o portfólio de ações da Casa do Cooperativismo no Ceará. A proposta é estabelecer parcerias que possam viabilizar projetos para fortalecer o modelo de negócio cooperativo no setor agropecuário e em outras áreas da economia do estado.

Entre os pontos discutidos na conversa, destacou-se o crescimento das cooperativas cearenses e as oportunidades de desenvolvimento desse modelo de negócio.

Sistema OCB/CE e Ematerce consolidam parceria para impulsionar cooperativas do agro

Sistema OCB/CE e Ematerce consolidam parceria para impulsionar cooperativas do agro

O presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, foi recebido na manhã desta quarta-feira, 17 de abril, pelo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano da Costa.

O objetivo do encontro foi reeditar a parceria entre os órgãos para o fortalecimento do modelo de negócio cooperativista no ramo agropecuário do Ceará. O encontro contou com a participação de diversos técnicos da Ematerce e teve como primeiro resultado a deliberação pela criação de um termo de parceria entre a Casa do Cooperativismo Cearense e a empresa pública.

Uma série de atividades conjuntas será realizada, além das soluções do Sistema passarem a compor a estrutura da plataforma +AterCE, criada pela estatal e que tem como foco a digitalização da assistência técnica e extensão rural.

Além disso, atendendo ao convite do presidente do Sistema OCB/CE, a Ematerce ocupará um dos stands de 36 m² do Espaço SomosCoop, que será montado dentro da PEC Nordeste 2024, maior feira do agro da região, na qual o cooperativismo do Nordeste ocupará uma estrutura de 1.350 m².

Ematerce e Sistema OCB/CE debatem ferramenta que visa modernizar a assistência agrícola

Ematerce e Sistema OCB/CE debatem ferramenta que visa modernizar a assistência agrícola

Na tarde de ontem, 15 de abril, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) foram recebidos em uma reunião na sede do Sistema OCB/CE. O encontro teve como foco o projeto +AterCE, uma ferramenta projetada para otimizar a coleta de dados e cadastros dos agricultores.

O projeto promete modernizar a assistência técnica e extensão rural, com o objetivo de impulsionar o setor agrícola cearense. Destaca-se a intenção de evidenciar os serviços oferecidos pela Ematerce em um formato digital, visando resultados mais eficazes.

Representando a Ematerce, estiveram presentes Valmir Severo, gerente de planejamento, Sergio Lima, assessor da gerência de apoio técnico, e Fuad Nogueira, assessor de planejamento. Eles solicitaram parceria com a Organização das Cooperativas no Ceará, buscando integrar os serviços do Sistema à plataforma apresentada.

Valmir enfatizou que estão construindo uma "nova assistência técnica", adaptada aos anseios das organizações de agricultores em diversos tipos de negócios. “Queremos ter nesta plataforma os serviços do cooperativismo”, sinaliza o gerente.

Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE, e José Aparecido dos Santos, superintendente, reforçaram a importância de reconstruir a parceria entre a Casa do Cooperativismo Cearense e a Ematerce e com isso fortalecer ainda mais o cooperativismo no ramo agropecuário.

Com previsão de finalização até maio, o +AterCE será tema de novas conversas entre o Sistema OCB/CE e as representações da empresa do Governo Estadual, com o objetivo de alcançar a meta de envolvimento das cooperativas no projeto.

Cooperativas cearenses conhecem a 'Estratégia da Magia' em Orlando, nos Estados Unidos

Cooperativas cearenses conhecem a 'Estratégia da Magia' em Orlando, nos Estados Unidos

27 líderes e dirigentes de cooperativas cearenses atenderam ao convite do Sistema OCB/CE e participam, de 14 a 19 de abril, em Orlando, nos Estados Unidos, do treinamento "Estratégia da Magia", uma iniciativa promovida em parceria com o Institute for Business Excellence.

Durante seis dias, os participantes mergulharam nas estratégias de gestão que transformaram a Disney e outras grandes empresas em referências globais de experiência do cliente e excelência operacional.

O evento incluiu atividades práticas e visitas exclusivas aos bastidores de gigantes como a Walt Disney e a Universal Studios. A delegação do Ceará, junto com representantes de outros estados, conta com a presença de três analistas do Sistema OCB/CE: Monique Benício, Bruno Monte e Mogar Lacerda.

A programação é liderada por Alexandre Slivnik, reconhecido por sua expertise em aplicar os princípios da cultura Disney ao ambiente corporativo, e Elias Leite, diretor comercial de produtos e marketing da Seguros Unimed. Juntos, eles guiam os cursistas pelos conceitos e práticas da formação, que ainda conta com a participação de convidados.

Teoria e prática

A "Estratégia da Magia" não é novidade no cenário dos treinamentos corporativos. Originado na filosofia empresarial da Disney, este programa tem sido adaptado e aplicado em diversos contextos empresariais ao redor do mundo, com o objetivo de transformar a cultura organizacional e a experiência do cliente.

Historicamente, o treinamento se baseia na ideia de que a magia da Disney não é apenas fruto de sua criatividade em entretenimento, mas também de sua abordagem meticulosa à gestão, atenção aos detalhes e foco incansável na satisfação do cliente. Empresas e organizações de diversos setores têm se inspirado nesse modelo para inovar e encantar seus próprios clientes.

Para o cooperativismo, o treinamento oferecido representa uma ponte valiosa entre a visão idealizada dentro do coop e as estratégias práticas que podem levar a resultados extraordinários tanto para os cooperados quanto para os clientes finais.

Sistema OCB/CE visita unidades nacional e do Espírito Santo para troca de experiências

Sistema OCB/CE visita unidades nacional e do Espírito Santo para troca de experiências

Entre os dias 9 e 12 de abril, uma comitiva do Sistema OCB/CE visitou as unidades nacional, em Brasília, e a do Espírito Santo da entidade. O objetivo da agenda foi promover uma troca de experiências sobre a atuação das organizações em diversas áreas.

Participaram da delegação do Ceará José Aparecido dos Santos, superintendente do Sistema OCB/CE, Givanilson Rodrigues, analista de projetos, Roberta Feitosa, analista de relações institucionais, e Rafael Mesquita, analista de comunicação social. Os três analistas são recém-chegados à unidade cearense.

Na agenda em Brasília, houve rodadas de conversas com as gerências de comunicação social, desenvolvimento de cooperativas e relações institucionais. Além disso, os cearenses acompanharam atividades que aconteceram no Congresso Nacional e no Banco Central do Brasil.

Após as atividades na Capital Federal, o grupo seguiu para o Espírito Santo no dia 11 de abril. Membros da Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB também foram à terra capixaba para acompanhar e mediar o intercâmbio de experiência entre as duas coirmãs. Entre eles estava o coordenador de Relações Governamentais da organização, Eduardo Queiroz, acompanhado dos analistas João Penna e Thereza Raquel.

O superintendente José Aparecido já acompanhava à distância o trabalho realizado pelo Sistema OCB/ES, o que o motivou a contatar o Sistema OCB para organizarem uma visita ao Espírito Santo. “Nós sabíamos que estaríamos vindo aqui como alunos, para conhecer. Conhecer não só o que é feito, mas o empenho das pessoas, o compromisso que elas têm”, refletiu.

Os diversos setores da Casa do Cooperativismo Capixaba também foram apresentados. Na agenda, incluída visita à Comissão Permanente do Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e à Câmara e Prefeitura de Serra, cidade cuja experiência é avaliada positivamente no desenvolvimento das relações políticas para o fortalecimento das cooperativas.

De volta ao Ceará, os analistas irão trabalhar na consolidação de um planejamento para seus setores, levando em consideração todas as informações e aprendizados do intercâmbio realizado.

transferir

Sistema OCB/CE realiza reunião preparatória do Comitê Elas pelo Coop do Ceará

Sistema OCB/CE realiza reunião preparatória do Comitê Elas pelo Coop do Ceará

O Sistema OCB/CE realizou na manhã de ontem, 4 de abril, uma reunião de preparação da criação do Comitê Elas pelo Coop do Ceará. Sob a liderança da analista de desenvolvimento de cooperativas, Dorinha Madeira, o encontro contou com a presença destacada de uma comissão composta por mulheres líderes em cooperativas do estado.

O evento marca o primeiro passo rumo à formalização do Comitê, agendada para o dia 2 de maio, quando será lançado oficialmente. Até então, o foco está na mobilização de cooperadas e colaboradoras das cooperativas interessadas em integrar esse coletivo.

Como parte integrante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Ela pelo Coop tem como missão primordial fomentar a ascensão de lideranças femininas no cooperativismo. Além disso, busca promover a participação e capacitação das mulheres, com o objetivo de garantir uma representatividade equitativa e construir um ambiente de trabalho justo e inclusivo.

Inicialmente, no Ceará, o Comitê visa incentivar a criação de comitês similares em cooperativas filiadas ao Sistema. Para Dorinha Madeira, a participação ativa das mulheres é essencial: "As organizações devem refletir a diversidade da sociedade em que estão inseridas. Se considerarmos que as mulheres compõem uma parte significativa da população, é legítimo questionar por que não ocupam mais posições de liderança. É uma realidade inegável que o segmento feminino muitas vezes apresenta qualificações excepcionais, porém, enfrenta obstáculos sociais que limitam suas oportunidades".

A analista de desenvolvimento de cooperativas afirmou também que, apesar da significativa presença de mulheres no cooperativismo do Ceará, é lamentável que essa representatividade não se traduza proporcionalmente em cargos de liderança. “Portanto, fica evidente que ainda há muito a ser feito para garantir a equidade de gênero e promover o avanço das mulheres no cenário cooperativista cearense”, conclui.

SAIBA MAIS SOBRE O COMITÊ DE MULHERES ELAS PELO COOP

O Comitê de Mulheres Elas pelo Coop surgiu, nacionalmente, no 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, onde a questão "Como podemos construir o cooperativismo do futuro?" foi central. O Sistema OCB promoveu um concurso cultural para jovens e mulheres, selecionando 20 de cada grupo para responder a essa pergunta. Posteriormente, essas mulheres deram origem ao agrupamento. Desde então, houve esforços na organização, planejamento, capacitação e definição de propósitos e visões, além da representação em eventos e a definição de quatro eixos de atuação.

Hoje, o Comitê incentiva a criação de instâncias estaduais e atua em quatro áreas principais: elaboração de diretrizes, formação e capacitação, representação institucional e intercooperação. Segundo o Sistema OCB, os comitês representam um movimento coletivo das cooperativas, visando impulsionar o trabalho com jovens e mulheres. Além disso, contribuem para sensibilizar a comunidade cooperativista sobre o potencial desses grupos e a importância de sua presença em cargos diretivos.

Sicoob Ceará e Sicoob Cosmipa confirmam participação no Espaço SomosCoop da PECNORDESTE 2024

Sicoob Ceará e Sicoob Cosmipa confirmam participação no Espaço SomosCoop da PECNORDESTE 2024

Representantes do Sicoob Ceará e do Sicoob Cosmipa reuniram-se na manhã de ontem, 3 de abril, na sede do Sistema OCB/CE, para confirmar a participação das cooperativas na 27ª edição do Seminário Nordestino do Agro – PECNORDESTE, programado para ocorrer de 6 a 8 de junho no Centro de Eventos, em Fortaleza.

O encontro contou com a presença de Eduardo de Oliveira Lima, diretor operacional e de risco do Sicoob Ceará, Robernylson Silva Oliveira, diretor executivo do Sicoob Ceará, Laender Neves, superintendente do Sicoob Cosmipa, Alexandre Viana, gerente do Sicoob Cosmipa, Nicédio Nogueira, presidente da OCB/CE, Oswaldo Rebelo Vieira, gerente de desenvolvimento de cooperativas, e Mogar Lacerda, analista de desenvolvimento de cooperativas.

Durante a reunião, as cooperativas de crédito foram apresentadas à estrutura, programação, oportunidades de negócios e outras informações relacionadas à sua participação conjunta no Espaço SomosCoop. Este ambiente, com área total de 1.350 m², abrigará uma feira específica para o setor cooperativo. O Sicoob Cosmipa e o Ceará ocuparão um estande de 36 m², totalmente equipado para atender às demandas das organizações.

Além disso, no SomosCoop na PEC Nordeste, estarão presentes mais sete estandes de 36m² com cooperativas líderes de seus ramos, e 36 estandes de 6m² com cooperativas do setor agrícola do Ceará e Nordeste, apresentando seus produtos.

Nota de Pesar pelo falecimento do Dr. Darival Bringel de Olinda

Nota de Pesar pelo falecimento do Dr. Darival Bringel de Olinda

É com imenso pesar que o Sistema OCB/CE, representando o cooperativismo cearense, recebe a triste notícia do falecimento do Dr. Darival Bringel de Olinda, ocorrido na manhã deste sábado, 30 de março de 2024.

Nascido em 15 de maio de 1946, no município de Saboeiro, no Ceará, o médico Darival Bringel foi uma figura emblemática no cenário do cooperativismo médico brasileiro. Graduado pela Universidade Federal do Ceará em 1972, sua trajetória é marcada por uma dedicação incansável à causa cooperativista e à medicina.

Sua liderança visionária e compromisso com a qualidade do atendimento médico contribuíram significativamente para o fortalecimento do Sistema Unimed. Ele foi presidente da Unimed Fortaleza por três gestões, durante as quais foi responsável pela construção do Edifício Sede da Unimed e do Hospital Regional Unimed de Fortaleza, marcos importantes no setor de saúde do estado. Foi ainda cofundador da Federação das Unimeds no Ceará, que coordena o total de 10 unidades no Estado. Além disso, desempenhou o papel de gestor comercial na Federação das Unimeds dos Estados do Norte e Nordeste, onde também ocupou o cargo de vice-presidente.

Além de sua atuação nas cooperativas médicas, Dr. Darival também deixou um legado de solidariedade e inclusão. Destacou-se como Coordenador do Serviço de Pneumologia Sanitária do Estado do Ceará e, durante mais de duas décadas, dedicou-se ao atendimento dos tuberculosos em diversas comunidades carentes, demonstrando um profundo compromisso com o bem-estar e a dignidade dos pacientes.

Por seu trabalho exemplar, Dr. Darival foi homenageado com o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, em 2022, em reconhecimento às suas mais de cinco décadas de contribuição à medicina e ao cooperativismo.

Neste momento de dor e saudade, o Sistema OCB/CE presta suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Dr. Darival Bringel de Olinda. Que seu legado de dedicação, ética e humanidade continue a inspirar a todos nós, perpetuando sua memória e seus ideais.

Que Dr. Darival descanse em paz.

Cooperativismo cearense é formado majoritariamente por mulheres

Cooperativismo cearense é formado majoritariamente por mulheres

Para fechar o mês de março, dedicado à celebração da luta das mulheres pela equidade de gênero e pelo fim da discriminação, o Sistema OCB Ceará destaca a participação feminina no cooperativismo na Terra da Luz e berço da liberdade. Os números demonstram o crescente protagonismo das mulheres, além de indicar os desafios a serem enfrentados. 

Segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023 do Ceará, a participação feminina no cooperativismo local em 2022 foi de 59%. Esse resultado supera a estatísticas nacionais, onde as mulheres representam 41% dos cooperados no Brasil. As informações foram coletadas pelo Sistema OCB tanto em nível cearense quanto nacional. 

O destaque feminino no cooperativismo cearense é notável principalmente no ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, onde 72% dos participantes são mulheres. Além disso, elas se destacam nos ramos de saúde (45%) e crédito (41%). Na lanterna deste registro, os ramos de transporte (9%), consumo (2%) e infraestrutura, que não apontou a presença delas. 

Quanto à representação feminina em cargos de liderança nas cooperativas, os dados do Ceará também superam os do Brasil. Enquanto 27% dos dirigentes de cooperativas cearenses são mulheres, no país essa porcentagem é de apenas 22%. No entanto, ambos os casos indicam que aumentar a presença feminina nessas posições é uma grande barreira a ser enfrentada. 

Maioria dos empregos em cooperativas é ocupado por mulheres 

Outro dado do Anuário que levanta a questão da equidade de gênero no cooperativismo é a distribuição de empregados por gênero. Em 2022, no Ceará, houve um aumento de 9% na participação feminina em relação a 2021, com as mulheres representando expressivos 62% da força de trabalho cooperativa, ultrapassando a participação masculina. Nacionalmente, o gênero feminino representa um índice menor, sendo 51% dos funcionários. 

Além disso, as mulheres são maioria entre os colaboradores nos ramos de saúde (71%), crédito (56%), trabalho, produção de bens e serviços (54%) e transporte (51%). No entanto, são minoria nos postos de trabalho do setor agropecuário (20%), enquanto não há registro de funcionários nos setores de consumo e infraestrutura. 

Nossa meta é ativar o empoderamento feminino 

Ampliar a presença e protagonismo das mulheres é um dos objetivos estratégicos dos programas e ações de desenvolvimento de cooperativas oferecidos pelo Sistema OCB, tanto em nível institucional quanto formativo. 

Dentro desse esforço, no Ceará, líderes cooperativistas estão se preparando para constituir o Comitê Estadual de Mulheres, que terá sua primeira reunião de alinhamento de conceitos e propostas no próximo dia 4 de abril, com sua formalização prevista para o final do mesmo mês. 

"A participação feminina nos espaços de liderança vem sendo incentivada pelo Sistema OCB. Fomentamos uma presença qualificada e contributiva para o movimento cooperativista, assim como para o desenvolvimento dos negócios das cooperativas. Daí o incentivo à qualificação por meio do CapacitaCoop, nossa plataforma de EaD, que oferece, por exemplo, uma trilha de formação para lideranças femininas.  É importante não apenas o acesso das mulheres às posições de decisão, como sua permanência", aponta Dorinha Madeira, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB Ceará e articuladora das ações do comitê de mulheres no estado. 

Sistema OCB/CE recebe terceiro encontro de delegados do Sicoob Ceará

Sistema OCB/CE recebe terceiro encontro de delegados do Sicoob Ceará

No dia 11 de março, o auditório da sede do Sistema OCB/CE foi palco do terceiro encontro de delegados da Cooperativa de Crédito Mútuo do Ceará (Sicoob Ceará). O evento, que contou com a presença do conselho de administração, colaboradores e delegados, foi marcado por uma série de apresentações conduzidas pela diretoria executiva.

A abertura do encontro foi conduzida pelo Diretor Organizacional e Risco, Eduardo Oliveira, seguido pelo presidente Antônio Martins Moreira e pelo vice-presidente Noaman Raimundo Alencar. Em seu discurso, o diretor executivo Robernylson Oliveira ressaltou a grande importância da participação e envolvimento dos delegados na cooperativa, destacando o papel essencial que desempenham na representatividade dos cooperados.

Além dos dirigentes do Sicoob, a atividade foi prestigiada pelo superintendente do Sistema OCB/CE, José Aparecido dos Santos, que enfatizou o compromisso institucional das organizações representativas e educacionais para o cooperativismo, especialmente no que diz respeito à organização de crédito.

O encontro não apenas evidenciou o comprometimento do conselho de administração e diretoria executiva com a transparência e eficiência na gestão, mas também reafirmou o papel central dos delegados como pilares do sistema cooperativista.

Dirigentes de cooperativas devem observar os prazos de desincompatibilização para candidaturas nas eleições de 2024

WhatsApp Image 2024 03 26 at 10.28.58No dia 15 de março, o Sistema OCB enviou um ofício para as Organizações Estaduais de todo o país, informando sobre os prazos de desincompatibilização para aqueles que desejam se candidatar nas eleições municipais de 2024.

De acordo com o documento, a legislação eleitoral exige que algumas colocações sejam temporariamente deixadas por aqueles que desejam concorrer a cargos públicos. Esse afastamento provisório é necessário principalmente para dirigentes de cooperativas e para aqueles que ocupam funções de direção, administração ou representação em instâncias estaduais do Sistema OCB.

Os prazos variam conforme a poisção ocupada e o tipo de cooperativa. É crucial observar o calendário estipulado pela legislação eleitoral, pois, segundo o documento elaborado com o auxílio de assessoria jurídica especializada, o não cumprimento pode resultar em inelegibilidade.

Quem assina o comunicado é Tania Zanella, Superintendente do Sistema OCB. Ela enfatiza que, atualmente, estamos dentro do prazo de desincompatibilização para cargos que exigem afastamento de seis meses antes das eleições (seis de abril), o que significa que ainda há tempo para tomar as medidas necessárias.

Unidades estaduais e cooperados que buscam mais informações podem entrar em contato com o Sistema OCB por meio do canal oficial de comunicação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligando para (61) 3217-2108.

Calendário:

Os postos específicos de dirigentes de cooperativas para os quais se exige a desincompatibilização estão sujeitos, em sua maioria, aos prazos de seis e quatro meses antes do pleito, conforme descrito:

- Presidente, diretor ou superintendente de sociedades com objetivos exclusivos de operações financeiras e que façam publicamente apelo à poupança e ao crédito, inclusive através de cooperativas e da empresa ou estabelecimentos que gozem, sob qualquer forma, de vantagens asseguradas pelo poder público, salvo se decorrentes de contratos que obedeçam à cláusulas uniformes:

  • Prefeito e vice: 4 meses (Conforme a LC nº 64/1990: art. 1º, II, i c/c art. 1º, IV, a)
  • Vereador: 6 meses (Conforme a LC nº 64/1990: art. 1º, VII, a c/c 1º, V, a c/c art. 1º, II, i)

- Gestores de cooperativas médica:

  • Prefeito e vice: 4 meses (Conforme TSE–Processo nº 65-50.2016.6.16.0108)
  • Vereador: 6 meses (Conforme TRE/PR –Processo nº 72-19.2016.616.0051 e TRE/SP -Processo nº 480- 15.2012.6.26.0134)

- Diretor ou representante de cooperativa que mantenha contratos com o Poder Público:

  • Prefeito e vice: 4 meses (Conforme LC nº 64/90, art. 1º, II, i c/c LC 64/90 art. 1º, IV, a)
  • Vereador: 6 meses (Conforme LC nº 64/90 art. 1º, VII, b c/c LC 64/90, art. 1º, II, i)

- Diretor ou representante de cooperativa de eletrificação rural:

  • Prefeito e vice: 4 meses (Conforme a LC nº 64/1990: art. 1º, II, i c/c art. 1º, IV, a)
  • Vereador: 6 meses (Conforme a LC nº 64/1990: art. 1º, VII, a c/c 1º, V, a c/c art. 1º, II, i)

- Dirigentes do Sescoop e unidades estaduais da OCB:

  • Prefeito e vice: 4 meses (Conforme LC nº 64/1990: art. 1º, IV, a c/c art. 1º, II, g)
  • Vereador: 4 meses (Conforme LC nº 64/1990: art. 1º, VII, a c/c art. 1º, V, a c/c art. 1º, II, g)

 

Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Sistema OCB/CE apoia Sicoob Ceará no desenvolvimento de projeto de educação financeira

Sistema OCB/CE apoia Sicoob Ceará no desenvolvimento de projeto de educação financeira

No dia 20 de março, Valesca Braga, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/CE, liderou uma sessão de escuta ativa junto à Cooperativa de Crédito Mútuo do Ceará (Sicoob Ceará).

O encontro teve como objetivo principal compreender as necessidades específicas da cooperativa e contribuir para a formulação de um projeto de educação financeira, atualmente em fase de planejamento.

A proposta delineada pelo Sicoob envolve a utilização de seu Instituto, uma entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção da cultura cooperativista, para oferecer consultoria personalizada em educação financeira às demais cooperativas cearenses.

O Sistema OCB/CE, através de seus programas de apoio às organizações cooperativas filiadas, seguirá oferecendo suporte ao Sicoob Ceará.

Assembleia Geral da OCB Ceará aprova balanço de 2023 e orçamento de 2024

Assembleia Geral da OCB Ceará aprova balanço de 2023 e orçamento de 2024

O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará (OCB/CE) realizou, nesta sexta-feira (22/03), sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) em um formato híbrido, reunindo dirigentes da Unidade Estadual e cooperativas associadas.

O objetivo central do evento foi a discussão e votação do relatório de atividades e balanço patrimonial referentes ao ano de 2023, bem como a apreciação do plano de trabalho e do orçamento para as ações planejadas para o ano corrente.

Sob a liderança do presidente da OCB/CE, Nicédio Nogueira, a assembleia foi prestigiada pela presença do presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, e da superintendente, Tânia Zanella.

Na abertura da assembleia, Márcio Lopes destacou o fortalecimento do cooperativismo cearense e sua diversidade de atuação em vários ramos. Ele enfatizou a importância da colaboração entre as organizações cooperativas, ressaltando que quanto maior e mais eficaz for essa colaboração, maiores serão os resultados. "Os números demonstram claramente que o trabalho das cooperativas, nos diversos setores, contribui positivamente para a sociedade cearense e para o Brasil como um todo", afirmou o presidente do Sistema OCB.

Tânia Zanella compartilhou os principais resultados alcançados pelo movimento cooperativista brasileiro, realçando os avanços na incorporação das demandas do setor na legislação, na representação institucional e na implementação de projetos e ações que fortaleceram o modelo de negócio cooperativo. "Alcançamos várias conquistas importantes e significativas para o nosso movimento, observando um aumento na nossa representação nacional e uma melhoria na nossa capacidade de comunicação", ressaltou Tânia.

Durante a assembleia, o superintendente do Sistema OCB/CE, José Aparecido dos Santos, apresentou o relatório de gestão, destacando os progressos alcançados pelo movimento cooperativista em 2023. Em seguida, o gerente de Operações do Sistema OCB/CE, José Arilo Carneiro Pereira, apresentou informações sobre o balanço patrimonial do ano anterior e exibiu a proposta de orçamento para o ano em curso.

Ao final, tanto o relatório e balanço de 2023 quanto o orçamento de 2024 foram aprovados por unanimidade, como afirmou Nicédio Nogueira: "O cooperativismo cearense continua a trilhar um caminho de sucesso e contribuição significativa para o desenvolvimento local e nacional. Nós da OCB temos um papel crucial neste movimento coletivo".

Interdonto realiza assembleia geral na sede do Sistema OCB/CE

Interdonto realiza assembleia geral na sede do Sistema OCB/CE

Ontem, 20 de março, a Cooperativa de Intercâmbio dos Odontólogos do Estado do Ceará (Interdonto) promoveu sua Assembleia Geral Ordinária na sede do Sistema OCB/CE. O evento contou com o suporte da Analista de Desenvolvimento, Valesca Braga.

A atividade, que reuniu cooperados da Interdonto, foi avaliada como um importante passo rumo à consolidação dos princípios e identidade cooperativistas. O apoio dos programas de fortalecimento de cooperativas oferecidos pelo Sistema OCB foi destacado como fundamental para o desenvolvimento contínuo da organização.

Durante a Assembleia Geral, foram discutidos diversos assuntos pertinentes à gestão e os resultados fiscais da Interdonto, demonstrando o compromisso dos participantes em fortalecer a cooperativa e melhorar seus serviços.

Conselho Fiscal do Sescoop/CE aprova relatório de gestão e balanços de 2023

Conselho Fiscal do Sescoop/CE aprova relatório de gestão e balanços de 2023

O Conselho Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (SESCOOP/CE) reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 21 de março, na sede do Sistema OCB/CE para examinar o relatório de gestão anual do órgão referente ao ano de 2023, assim como o balanço mensal de janeiro e fevereiro de 2024.

O conselho é composto por Márcia Natalina de Abreu Sousa Santos, presidente, Selene Sales Nogueira Caracas de Souza e João Isney Barbosa Lima, conselheiros fiscais do Sescoop/CE.

No encontro semipresencial, os membros produziram o parecer do relatório de gestão após análise do relatório dos auditores independentes. O grupo deliberou pela aprovação sem ressalvas da execução financeira do ano de 2023.

As demonstrações contábeis de janeiro e fevereiro de 2024 também foram aprovadas pelo Conselho Fiscal.

De acordo com a conselheira Selene Sales, tudo estava dentro dos conformes. “Tudo muito tranquilo e esperamos que o ano de 2024 seja um ano muito próspero para o cooperativismo”, concluiu.

Encontro sobre Cooperativismo reúne aprendizes e estagiários da Unimed Ceará

Encontro sobre Cooperativismo reúne aprendizes e estagiários da Unimed Ceará

Ontem, dia 20 de março, o Sistema OCB/CE promoveu um encontro do Programa Desenvolver Talentos, direcionado a aprendizes e estagiários da Unimed Ceará, cooperativa associada. O evento teve lugar no auditório da unidade estadual da Organização das Cooperativas.

O tema deste primeiro ciclo de 2024 foi Cooperativismo. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma atividade vivencial, conduzida por Sandra Pereira, analista de desenvolvimentos de cooperativas do Sistema OCB/CE. Durante a sessão, foram abordados aspectos da estrutura organizacional, princípios e valores cooperativistas, além do papel do Sistema no desenvolvimento das cooperativas do estado.

A atividade também contou com a particiapação de Oswaldo Rebelo, gerente de desenvolvimento de cooperativas, e Dorinha Madeira, analista. Ao todo, 20 aprendizes e estagiários da Unimed Ceará marcaram presença.

Segundo Sandra Pereira, os jovens profissionais demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o cooperativismo. A analista de desenvolvimento destaca que a ação reforça o compromisso do Sistema OCB/CE em capacitar e promover a educação cooperativista.

Programa do Sistema OCB/CE viabiliza a realização de palestra sobre inteligência emocional para colaboradores da Coopego

Programa do Sistema OCB/CE viabiliza a realização de palestra sobre inteligência emocional para colaboradores da Coopego

Na última sexta-feira, 15 de março, o Sistema OCB/CE foi representado por Vladia Silva, analista de desenvolvimento de cooperativas, em uma palestra organizada pela Cooperativa dos Ginecologistas e Obstetras do Ceará (Coopego) para seus colaboradores. O evento foi realizado com o apoio do Sistema, através do Programa de Governança e Gestão, contando com a facilitação da instrutora credenciada Doralice Martins.

A atividade foi coordenada pela Gerente Administrativa da Coopego, Natália Eleutério, e pela Gerente Financeira, Hélia Menezes, e teve o objetivo de promover boas práticas para a melhoria da qualidade de vida, compreendendo o conceito de inteligência emocional como um recurso essencial para reduzir o estresse e promover relações sustentáveis no âmbito profissional. Além desse encontro, estão programadas mais três atividades relacionadas a esses temas a cada mês.

Com a iniciativa, a Coopego está dando continuidade à bem-sucedida implantação do programa do Sistema OCB, pelo qual a cooperativa recebeu reconhecimento com um selo no final do ano passado.

Segundo Vladia Silva, além de colaborar com a OCB nesse diagnóstico, que serve como referência para o modelo de excelência na gestão desenvolvido para as cooperativas, o programa traz práticas de gestão através de processos de avaliação e promove aprendizado organizacional, contribuindo para o desenvolvimento da cultura interna.

“A proposta também proporciona uma visão sistêmica aos dirigentes, que reconheceram a importância de cuidar dos colaboradores e de estabelecer uma comunicação eficaz com eles, indo além da simples delegação de tarefas”, explica a analista de desenvolvimento.

Reunião com Cooperativa de Médicos Emergencistas destaca avanços na gestão cooperativista

Reunião com Cooperativa de Médicos Emergencistas destaca avanços na gestão cooperativista

Tendo em vista a necessidade de acompanhar e monitorar a execução dos projetos junto às cooperativas associadas, no último dia 13 de março, Vladia Silva, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/CE, conduziu uma reunião com dirigentes e assessores da Cooperativa de Trabalho dos Médicos Emergencistas do Ceará (Cemerge).

O propósito principal do encontro foi alinhar as estratégias de gestão da cooperativa, com ênfase na apresentação do Diagnóstico de Identidade Cooperativista. Além disso, a reunião proporcionou a oportunidade de discutir os projetos sociais em andamento na Cemerge e explorar como a OCB pode contribuir para tornar essas iniciativas comunitárias mais eficazes.

Durante o evento, que contou com a participação remota de Rafaela Bayas, diretora financeira, e presencial de Itamárcia Araújo, assessora corporativa, Eunice Ribeiro, gerente, e Cesar Filho, assessor de comunicação, foram destacados os principais avanços realizados.

Os representantes da Cemerge enfatizaram a relevância da adesão ao projeto AvaliaCoop, do Sistema OCB, centrado em governança, gestão e legislação. Esse projeto incentivou a realização de uma autoavaliação da organização, que por sua vez conduziu a melhorias significativas nos processos de gestão. Essa iniciativa foi adotada após a conclusão de um diagnóstico destinado a reforçar a segurança jurídica e a sustentabilidade do modelo cooperativista.

Como consequência dessas medidas, a cooperativa não só atingiu as metas estabelecidas pelo Índice Sescoop de Identidade Cooperativista (ISIC) e pelo Índice Sescoop de Gestão (ISG), mas também superou a média nacional em comparação com outras cooperativas.

Ademais, foram apresentados dez projetos sociais da Cemerge, focados diretamente no atendimento à comunidade, especialmente na área de emergências em que a cooperativa atua. Esses projetos englobam desde iniciativas educacionais para crianças até adultos, visando preparar a população para situações de emergência cotidianas. Além disso, foram mencionadas outras ações sociais voltadas para grupos empobrecidos, que buscam melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Vládia Silva enfatizou que a cooperativa tem demonstrado comprometimento constante com o seu desenvolvimento e tem usado os programas do Sistema para desenvolver estas metas. "Eles estão contando com a assessoria de instrutores que nós designamos e isso tem sido esclarecedor para eles, evidenciando a importância de avaliar e aprimorar a gestão cooperativista", explicou a analista de desenvolvimento.

Cooperativas de especialidades médicas do Ceará avançam na criação de Federação para fortalecer o setor

Cooperativas de especialidades médicas do Ceará avançam na criação de Federação para fortalecer o setor

Na quinta-feira, 14 de março, no auditório do Sistema OCB/CE, cooperativas de trabalho médico cearenses reunira-se para dar continuidade ao processo de criação da Federação das Cooperativas de Especialidades Médicas do Estado do Ceará. Em pauta, a elaboração do estatuto social da entidade.

Integrantes da Cooperativa dos Ginecologistas e Obstretas do Ceará (Coopego), da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest), da Cooperativa de Trabalho de Clínica Médica do Ceará (Coopclinic), da Cooperativa dos Medicos Intensivistas do Estado do Ceará (Comint), da Cooperativa dos Pediatras do Ceará (Cooped-CE), da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará (Coocirurge) e da Cooperativa de Endoscopia do Estado do Ceará (Coopend), junto com os representantes do Sistema OCB/CE, Thais Carvalho, assessora jurídica, Lucas Bonfim, analista de desenvolvimento de cooperativas, e Eduardo Vidal, diretor do ramo saúde, debateram com o consultor Frederico Joffily os principais aspectos para a constituição da federação.

De acordo com a advogada Thais Carvalho, o papel do Sistema neste processo é fundamental, ao fornecer suporte técnico para toda a estruturação da Federação e, assim, fortalecer o setor de cooperativas de especialidades médicas no estado por meio da promoção do intercooperativismo entre elas.

Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Ceará participa de capacitação em Brasília

Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Ceará participa de capacitação em Brasília

Entre os dias 5 e 8 de março, a equipe da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Ceará, juntamente com analistas e técnicos de outras 16 unidades estaduais, esteve envolvida em uma capacitação intensiva do programa NegóciosCoop, realizada em Brasília e promovida pelo Sistema OCB Nacional.

O NegóciosCoop visa aumentar o faturamento das cooperativas por meio de uma série de ações executadas. Desde um diagnóstico abrangente do negócio até a oferta de consultorias e instruções para a organização mercadológica, o programa oferece um guia para a internacionalização das vendas das cooperativas. Isso inclui apoio para conquistar novos parceiros comerciais.

A capacitação proporcionou à equipe cearense e aos participantes das demais unidades estaduais uma oportunidade de aprimoramento e troca de experiências, visando fortalecer o cenário cooperativista no país.